Notícias
Notícia:

quinta-feira, 17 de abril de 2008

Harvard e USP oferecem em parceria Curso de Pesquisas Clínicas

Disciplina de Telemedicina da Faculdade de Medicina da USP viabiliza conexão por videoconferência com diversos centros de excelência em saúde no Brasil e no mundo

Julia Zanolli

O curso de Pesquisas Clínicas promovido pela Harvard University em parceria com Universidade de São Paulo aceita inscrições até a próxima semana. A iniciativa discute a condução e interpretação de intervenções na área de saúde. Também desenvolve habilidades de checagem de informações, análise crítica e capacidade investigativa. O curso de Pesquisas Clínicas é aberto para acadêmicos e profissionais da área de saúde.

A organização e promoção do evento são de responsabilidade dos professores da Harvard Medical School/Felipe Fregni, Ajay Singh e Lauren Dewey-Platt e dos professores Marta Imamura, médica fisiatra do Instituto de Ortopedia (IOT) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HC-FMUSP) e Wu Tu Hsing, Diretor do Serviço de Reabilitação da Divisão de Medicina Física do IOT, diretor do Centro de Acupuntura do IOT e vice-presidente da Sociedade Médica Brasileira de Acupuntura - Regional São Paulo.

A Disciplina de Telemedicina da FMUSP é a responsável pela infra-estrutura de teleducação que disponibiliza o acesso às aulas por video streaming (netsim.fm.usp.br/clinicaltrials) para os inscritos no curso. As atividades do curso estarão disponíveis online para os participantes que não puderem comparecer na sala de aula e também offline para que possam ser revistas a qualquer momento.

A inauguração do curso, no dia 23 de março, contou com a presença de Marcos Boulos, diretor da FMUSP, Olavo Pires Camargo, chefe do Departamento de Ortopedia da FMUSP e de Linamara Rizzo Battistella, Secretária Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, além dos coordenadores do curso no Brasil, Marta Imamura e Wu Tu Hsing.

O curso, que vai até 26 de outubro de 2008, realiza palestras todas as quintas-feiras no IOT, das 18:30 às 21:00 horas com a Harvard. As palestras acontecem por videoconferência e também conectam a Universidade de Seul, na Coréia do Sul; a cidade de Seattle, nos Estados Unidos; o Instituto do Coração do Triângulo, em Uberlândia, Minas Gerais; a Universidade Federal de Pernambuco e a Unidade Umarizal da Divisão de Medicina de Reabilitação do HC-FMUSP.

Entre os dias 23 e 26 de outubro o curso fará um intensivo presencial na cidade de São Paulo. Serão quatro dias inteiros de palestras e discussões com dez professores da Harvard especialmente convidados para o evento.

Serviço

Para inscrever-se no Curso de Pesquisas Clínicas é ser chefe ou diretor de um serviço de saúde, enviar duas fotos recentes, cópia do documento de identidade, da licença profissional e do diploma ou comprovante de PhD e submeter curriculum vitae para aprovação no email mpattylima@hcnet.usp.br. As palestras acontecem no Anfiteatro G, no 7º andar do Instituto de Ortopedia da USP, que fica na rua Dr. Ouvídio Pires de Campos, São Paulo.

Para mais informações sobre valores e programação ligue para o Centro de Estudos Godoy Moreira- Instituto de Ortopedia e Traumatologia HC/FMUSP no telefone (11) 3086-4106/fax (11) 3086-4105, mande um email para: martaimf@gmail.com / wu@fmusp.org.br / mpattylima@hcnet.usp.br ou consulte o site: www.fmusp.com.br/harvard

Envie esta notícia para um amigo
Seu Nome:
Seu e-mail:

Informações do destinatário
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Mensagem:
Ambiente Educacional de Aprendizagem provido pela Disciplina de Telemedicina do Departamento de Patologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo